Jantares e vinhos mais caros? Restaurantes e produtores dos EUA criticam novas tarifas de Trump
Novas tarifas de importação anunciadas por Trump causam preocupação entre empresários dos setores de alimentos e manufatura. Fabricantes e donos de restaurantes enfrentam desafios financeiros, com possíveis aumentos de preços e impacto na economia local.
Novas tarifas dos EUA, anunciadas pelo presidente Donald Trump, impactam a economia, afetando donos de restaurantes e fabricantes.
Brett Gitter, fabricante de instrumentos de controle de qualidade na China, diz que as tarifas aumentarão custos: "Acrescento uma sobretaxa nas faturas".
As tarifas de 25% já existentes somam-se aos novos aumentos, gerando preocupações nos clientes. "Quanto meu produto fabricado na China é afetado em comparação com meus concorrentes?" questiona Gitter.
Andrew Fortgang, que administra restaurantes e uma vinícola em Oregon, teme o impacto do imposto de 20% sobre vinhos importados da Europa. "25% de nossas receitas vêm do vinho importado", detalha.
Ele acredita que precisará repassar custos para os clientes, com a alta inflação pós-pandemia. "Vamos chegar a um ponto de virada", prevê Fortgang.
Ben Aneff, presidente da US Wine Trade Alliance, afirma que as novas tarifas são "um desastre para pequenas empresas", prevendo que preços subirão.
- Importações de vinho da UE: cerca de US$ 4,5 bilhões.
- Empresas americanas faturam quase US$ 25 bilhões com essas importações.
Bill Butcher, cervejeiro artesanal, lamenta a incerteza na cadeia de suprimentos devido a tarifas anteriores.
Gitter tentou transferir produção para os EUA, mas encontra falta de infraestrutura. Will Thomas, do setor metalúrgico, afirma que importa "por necessidade" e teme novas dificuldades nas compras internacionais.