Jamais existiu golpe, diz Carol de Toni em ato na av. Paulista
Deputada defende anistia para presos do 8 de Janeiro e critica condenações feitas pelo Supremo. Carol de Toni ressalta que os atos foram manifestações e denuncia injustiças no sistema penal.
Deputada Carol de Toni (PL-SC) declarou neste domingo (6.abr.2025) que “jamais existiu qualquer tentativa de golpe”, referindo-se às alegações sobre os eventos de 8 de janeiro de 2023. O discurso ocorreu em um ato em São Paulo pedindo anistia para os presos desse dia, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante a manifestação, Carol afirmou: “O Brasil e o mundo sabem a realidade, dia 8 de janeiro foi manifestação”. Ela criticou a Suprema Corte, chamando suas decisões de “iniquidade”.
A deputada também comentou a condenação de Cleriston Pereira da Cunha, que morreu na Penitenciária da Papuda em 20 de novembro de 2023. “Inocentes estão sendo condenados a 14 e 17 anos de prisão injusta”, ressaltou, citando a esposa de Cleriston como testemunha de injustiças do Judiciário.
Cleriston faleceu durante um banho de sol; a defesa alegava que ele entrou no Congresso para se proteger de bombas de gás e havia solicitado sua soltura em 7 de novembro de 2023, mas sem resposta.
Esta manifestação é a 5ª que Bolsonaro participa desde que deixou a Presidência, sendo a última em 16 de março de 2025. É também o 1º ato após ele se tornar réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado.
Resumo dos atos de Bolsonaro desde 2023:
- 16 de março de 2025 – Copacabana, Rio de Janeiro.
- 6 de abril de 2025 – Avenida Paulista, São Paulo.