Itaú lançará inteligência artificial para investimentos
Itaú Unibanco apresenta novo assistente de investimento com IA generativa para democratizar o acesso a serviços financeiros. O projeto visa ampliar a transformação digital do banco, após um ano de desenvolvimento e modernização de sistemas.
Itaú Unibanco lançará seu 1º assistente de investimento com inteligência artificial generativa no 2º trimestre de 2025. A informação foi divulgada pelo CEO Milton Maluhy Filho durante o Web Summit Rio.
O assistente utilizará mais de 200 dados para oferecer um atendimento personalizado, visando “democratizar” o acesso a investimentos, antes restrito a grandes investidores. As informações são do site Bloomberg Línea Brasil.
Maluhy destacou que o objetivo é por aplicações práticas de IA, após 1 ano de desenvolvimento do projeto.
Esse lançamento representa uma nova etapa na transformação digital do Itaú, que anteriormente focava na aplicação interna da IA em setores como call centers e jurídico. Agora, o banco foca em produtos para o cliente final.
Ele também se defendeu de críticas sobre a modernização de sistemas, afirmando que 70% do ambiente tecnológico do Itaú já foi modernizado e que o processamento será 100% online e em nuvem em breve.
“A ideia de que os bancos têm medo de mexer no core não se aplica ao Itaú”, afirmou Maluhy, ressaltando decisões tomadas há mais de 5 anos.