Itália reduz pela metade a previsão de crescimento para 2025 com aplicação de tarifas
Itália reduz expectativa de crescimento para 2023 em meio a tarifas dos EUA. O novo plano econômico, que será aprovado em breve, reflete as dificuldades enfrentadas pela terceira maior economia da zona do euro.
Governo italianocrescimento para este ano, devido a impactos das tarifas na economia local, conforme a agência “AFP”.
Na semana passada, o Banco da Itália revisou sua previsão de crescimento para 2025, passando de 0,7% para 0,5%. Também houve ajustes para 2026 e 2027, com novas estimativas de 0,9% e 0,7% (anteriormente 1,2% e 0,9%).
A nova previsão de crescimento do governo foi de 1,2% para 0,6% e será incluída no plano econômico a ser aprovado pelo gabinete da primeira-ministra Giorgia Meloni nesta quarta-feira (09).
Meloni é uma das líderes europeias que defende cautela da União Europeia em resposta às tarifas retaliatórias do presidente americano Donald Trump, que anunciou uma taxação de 20% sobre produtos do bloco europeu.
A Itália, terceira maior economia da zona do euro e quarto maior exportador do mundo, é particularmente afetada, com cerca de 10% de suas exportações destinadas aos EUA.
Apesar de evitar críticas diretas a Trump, Meloni chamou as tarifas de "equivocadas" e afirmou que "uma guerra comercial entre a Europa e os Estados Unidos não interessa a ninguém".
Ontem, a Casa Branca anunciou que Meloni visitará Washington na próxima semana para conversas com Trump.