HOME FEEDBACK

Israel veta entrada e deporta duas parlamentares do Reino Unido

Duas parlamentares britânicas são deportadas por Israel ao tentarem entrar no país para uma missão humanitária. O governo israelense alegou que a visita não estava autorizada e que havia preocupações sobre sua verdadeira intenção.

Governo de Israel recusa entrada de parlamentares britânicas

No sábado (5.abr.2025), Israel deportou Yuan Yang e Abtisam Mohamed, do Partido Trabalhista britânico, ao chegarem ao aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv.

As parlamentares alegaram que estavam em uma delegação oficial do Parlamento do Reino Unido, mas Israel afirmou não haver tal visita programada. As autoridades israelenses suspectaram que o verdadeiro objetivo das parlamentares era documentar atividades militares e “disseminar narrativas falsas”.

O ministro do Exterior britânico, David Lammy, criticou a deportação, chamando a atitude israelense de “inadmissível” e “preocupante”.

Por meio de uma nota conjunta, Yang e Mohamed expressaram surpresa pela deportação e afirmaram que a intenção era acompanhar missões humanitárias na fronteira com Gaza. Elas ressaltaram:

  • “É vital que os parlamentares possam testemunhar em 1ª mão a situação no território palestino ocupado.”
  • “Viemos em uma delegação para visitar projetos de ajuda humanitária na Cisjordânia.”

As parlamentares agradeceram ao apoio recebido da Embaixada Britânica e outros parceiros.

Leia mais em poder360