Israel intercepta barco com ajuda humanitária para Gaza
Forças israelenses interceptam barco humanitário em águas internacionais e detêm tripulação. A ação ocorreu enquanto ativistas tentavam romper o bloqueio naval de Gaza com uma missão voltada para as crianças da região.
Forças israelenses interceptam barco humanitário a caminho de Gaza
No domingo (27), embarcação com ajuda para Gaza, fretada por ativistas **pró-palestinos**, foi levada ao porto de Ashdod após ser interceptada em águas internacionais. A coalizão Flotilha da Liberdade tentava romper o bloqueio naval de Israel, mas foi detida na noite de sábado.
A ONG Adalah informou que seus advogados estão em Ashdod e buscam contato com os 21 tripulantes, incluindo dois parlamentares franceses e dois jornalistas da Al Jazeera.
“As forças israelenses interceptaram o Handala em águas internacionais por volta da meia-noite de 27 de julho de 2025. O contato com os ativistas foi perdido. Esta missão civil pacífica foi dedicada às crianças de Gaza”, afirmou a organização.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou a interceptação para evitar a entrada da embarcação em território palestino. “A embarcação está chegando com segurança às costas de Israel. Todos os passageiros estão a salvo”, afirmou o ministério.
Ativistas de 10 países anunciaram uma greve de fome em caso de interceptação. O Handala é o segundo barco deste movimento a ser fretado, após o Madleen, que foi interceptado em junho, com a presença de ativistas como Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila.
Com informações da AFP