Israel e Síria alcançam acordo de cessar-fogo
Cessar-fogo é estabelecido após intensos confrontos na região de Sweida, que resultaram em centenas de mortes. Acordo é visto como um passo crucial para a paz e segurança na Síria, com apoio internacional.
Israel e Síria firmaram um cessar-fogo neste sábado (19.jul.2025), após ataques aéreos israelenses para defender a minoria drusa.
O presidente sírio, Ahmed al-Sharaa, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmaram o acordo. O emissário dos EUA, Tom Barrack, foi o primeiro a divulgar a informação.
A Presidência síria justificou o cessar-fogo, visando "poupar o sangue dos sírios, preservar a unidade do território e a segurança do povo".
O conflito na Sweida ocorreu devido a confrontos entre a minoria drusa e outros grupos, resultando em centenas de mortes. Na sexta-feira (18.jul), Israel permitiu o envio de tropas sírias à região por 48 horas.
Netanyahu afirmou que o cessar-fogo foi conquistado "por meio da força". O acordo é apoiado por Turquia, Jordânia e países vizinhos, conforme mencionado por Barrack.
Barrack ainda fez um apelo à paz, convidando drusos, beduínos e sunitas a unirem-se para construir uma nova identidade síria.