HOME FEEDBACK

Israel diz que está avaliando proposta do Hamas para cessar-fogo

Israel considera proposta de cessar-fogo do Hamas em meio à crise alimentar na Faixa de Gaza. A OMS alerta para um aumento de desnutrição, resultando em mortes de crianças na região.

Israel avalia proposta de cessar-fogo do Hamas

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou estar avaliando uma nova proposta de cessar-fogo apresentada pelo Hamas na quinta-feira, 24 de julho de 2025.

A proposta anterior, enviada em 22 de julho, foi considerada insuficiente e nem chegou a ser analisada pelo governo israelense.

Um alto funcionário de Israel afirmou que o novo texto é algo que Tel Aviv pode considerar. As principais questões giram em torno da atuação das forças de defesa de Israel na Faixa de Gaza durante o cessar-fogo.

Um representante palestino mencionou que o Hamas está “flexível” devido ao crescente sofrimento em Gaza e à necessidade de acabar com a fome.

A crise alimentar foi exacerbada pela interrupção do fornecimento de suprimentos para Gaza em março. O bloqueio foi parcialmente suspenso em maio, mas as condições de entrada de ajuda humanitária continuam a limitar o acesso a alimentos.

A OMS relatou um aumento na desnutrição em Gaza, resultando na morte de 21 crianças com menos de 5 anos. Essa informação foi divulgada pelo chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em 23 de julho.

O diretor-geral da OMS alerta: “Os 2,1 milhões de pessoas na zona de guerra que é Gaza enfrentam um assassino além das bombas: a fome. Estamos testemunhando um aumento mortal de doenças relacionadas à desnutrição.”

Leia mais em poder360