HOME FEEDBACK

Isenção de tarifas sobre eletrônicos impulsiona mercados futuros na Ásia e nos EUA

Os mercados financeiros reagem positivamente à suspensão de tarifas sobre eletrônicos, embora a incerteza sobre futuras medidas tarifárias persista. Investidores observam atentamente as negociações comerciais e a resposta dos principais bancos centrais globalmente.

Contratos Futuros em Alta

Na manhã de segunda-feira (15), os contratos futuros de ações dos EUA e da Ásia subiram após o presidente dos EUA, Donald Trump, suspender tarifas sobre eletrônicos de consumo. Uma tarifa específica será anunciada em breve.

Os contratos do Nasdaq 100 aumentaram 0,9%, enquanto o dólar valorizou-se em relação ao franco suíço, iene japonês e euro.

Os futuros do Nikkei 225 subiram para 33.995 na Bolsa Mercantil de Chicago, 1,2% acima do fechamento de sexta-feira. As ações de chips devem ser monitoradas, pois a isenção de tarifas aplicará alívio a empresas como Apple e Nvidia.

Investidores aguardam atualizações sobre negociações tarifárias; o principal representante comercial do Japão visitará os EUA esta semana. Trump está em negociações com parceiros estratégicos, incluindo Japão e Coreia do Sul.

A suspensão tarifária pode ser um passo em direção a um acordo, conforme afirmam analistas. A situação política e a crescente desconfiança nas autoridades dos EUA podem impactar a volatilidade e os rendimentos dos títulos.

Após uma queda nas ações asiáticas por três semanas, a suspensão de tarifas indica uma possível melhora no sentimento do mercado. O S&P 500 subiu 1,8% na sexta-feira, após declaração do Federal Reserve sobre apoio aos mercados.

Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA subiram, com a maior alta semanal desde 2001. O Japão reafirmou que não usará seus títulos como ferramenta de negociação. Expectativas para esta semana incluem ações de grandes bancos centrais, com o banco central de Cingapura se preparando para flexibilizar a política monetária.

Leia mais em bloomberg