HOME FEEDBACK

Irmão de Lula que dirige sindicato alvo da PF diz querer investigação de ‘toda a sacanagem’ no INSS

Frei Chico defende a integridade do Sindicato Nacional dos Aposentados após operação da PF que investiga fraudes de R$ 7,99 bilhões. O sindicalista afirma que esperam uma investigação séria para expor práticas irregulares de outras entidades.

BRASÍLIA – O sindicalista José Ferreira da Silva, conhecido como “Frei Chico”, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), se manifestou sobre a Operação Sem Desconto da Polícia Federal (PF), deflagrada em 23 de outubro.

A PF investiga fraudes bilionárias em descontos indevidos de benefícios de aposentados e pensionistas, que totalizam R$ 7,99 bilhões, com quase 100% considerados irregulares. Frei Chico afirmou esperar que a PF investigue “toda a sacanagem que tem” no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Ele nega que o Sindnapi tenha cometido irregularidades, ressaltando que a entidade foi auditada anteriormente. No organograma do Sindnapi, Frei Chico ocupa a segunda posição, abaixo do diretor-presidente Milton Baptista de Souza Filho, conhecido como “Milton Cavalo”. Milton confirmou que o sindicato não sofreu busca e apreensão.

A entidade emitiu notas em defesa de Frei Chico, destacando sua trajetória respeitável no sindicalismo. Segundo o ministro da CGU, Vinicius de Carvalho, uma amostra de aposentados entrevistados confirmou que a maioria não reconhecia os descontos, acreditando que eram obrigatórios.

Além do Sindnapi, a operação da PF envolveu outras entidades. Seis servidores públicos foram afastados, incluindo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que pediu demissão após ordem de Lula.

Leia mais em estadao