HOME FEEDBACK

Irã rejeita incluir programa de mísseis nas negociações nucleares com europeus

Irã reafirma que questões de defesa, incluindo programa de mísseis, não serão debatidas nas negociações nucleares. O país considera a confiança em suas capacidades locais essencial para enfrentar ameaças externas.

Irã rejeita incluir questões adicionais em negociações nucleares

Nesta segunda-feira, 28, o Irã recusou o pedido da França para discutir seu programa de mísseis nas negociações com países europeus. O ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noël Barrot, fez a solicitação no domingo.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Ismail Baghaei, afirmou que "as questões de defesa do Irã não estão absolutamente na pauta" e que as negociações se concentram apenas nas questões nucleares e na suspensão das sanções dos EUA.

Baghaei ressaltou a importância de manter e fortalecer a capacidade de dissuasão do Irã, especialmente em um contexto de conflitos com Israel. O Irã reagiu a ataques israelenses com lançamentos diários de mísseis.

A declaração de Barrot, que pedia um acordo mais amplo, sugeria incluir o programa de mísseis iranianos e seu apoio a grupos como Hamas, Hezbollah e houthis do Iémen.

Os países europeus, parte do grupo E3, ameaçaram restabelecer sanções internacionais se um novo acordo não for alcançado até o final de agosto. No entanto, o Irã acredita que esses países não possuem "nenhuma base legal e lógica" para tal ação.

Leia mais em exame