HOME FEEDBACK

Irã diz que seu direito de enriquecer urânio é inegociável

Irã reafirma que enriquecimento de urânio é inegociável em resposta a exigências dos EUA. Negociações para um novo acordo nuclear seguem com nova rodada marcada para Roma.

Ministro do Irã reafirma enriquecimento nuclear como inegociável

No dia 16 de abril de 2025, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Aragchi, declarou que o princípio de enriquecer urânio é inegociável para o país. Essa afirmação foi uma resposta ao negociador dos EUA, Steve Witkoff, que sugeriu a eliminação do enriquecimento nuclear do Irã para um novo acordo.

Aragchi disse: “Estamos prontos para construir confiança em relação a possíveis preocupações sobre o enriquecimento do Irã, mas o princípio do enriquecimento não é negociável”.

As negociações entre Irã e EUA começaram em 12 de abril em Omã. O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou uma ação militar se um novo acordo não for firmado.

A situação é crítica, pois o Irã está refinando urânio a um nível superior ao necessário para energia civil, próximo à capacidade para combustível nuclear. O Irã nega essas alegações.

A 2ª rodada de negociações ocorrerá em Roma no 19 de abril, conforme confirmado pelo ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani. A Itália se posiciona como uma ponte para a paz, sem ambições nas tratativas.

Rafael Grossi, diretor-geral da AIEA, também foi convidado para as discussões.

Leia mais em poder360