Irã diz que quatro morrem e mais de 500 são feridos em explosão em porto
Explosão no porto de Shahid Rajaei provoca quatro mortes e mais de 500 feridos. Autoridades investigam a causa do acidente em uma das principais instalações de transporte de mercadorias do Irã.
Uma explosão e um incêndio no porto de Shahid Rajaei, no sul do Irã, resultaram na morte de quatro pessoas e mais de 500 feridos, segundo autoridades.
A explosão ocorreu em uma instalação vital para o transporte de contêineres, que movimenta cerca de 80 milhões de toneladas de mercadorias anualmente. Vídeos mostraram fumaça preta e vidros estilhaçados em prédios distantes.
Imagens da mídia estatal reportaram feridos recebendo atendimento em hospitais, com ambulâncias em ação. A causa da explosão ainda não foi divulgada, mas vídeos sugerem que o material envolvido era altamente inflamável.
O Irã frequentemente enfrenta acidentes industriais, especialmente em instalações antigas. No entanto, a TV estatal descartou qualquer ligação com a infraestrutura energética.
Mehrdad Hasanzadeh, de gerenciamento de desastres, informou sobre as equipes de resgate e a evacuação de pessoas. A explosão teria se originado de contêineres no porto, mas detalhes adicionais não foram fornecidos.
A explosão também causou o colapso de um prédio. O Ministério do Interior anunciou a abertura de uma investigação sobre o incidente.
O porto fica a cerca de 1.050 km da capital Teerã, na província de Hormozgan, uma área crucial para o transporte de petróleo mundial. Em 2020, o porto já havia sido alvo de um suposto ataque cibernético israelense.