Irã confirma nova rodada de negociações nucleares
Irã se prepara para negociações nucleares em meio a pressões internacionais. O encontro em Istambul busca reverter sanções da ONU e discutir o programa de enriquecimento de urânio do país.
Irã confirma participação em negociações nucleares
O Irã anunciou, nesta segunda-feira (21.jul.2025), que estará presente em uma nova rodada de negociações nucleares com o Reino Unido, França e Alemanha.
A reunião ocorrerá em Istambul, Turquia, na sexta-feira (25.jul).
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmail Baghaei, afirmou que o país concordou em retomar as negociações. A decisão se deve à ameaça dos três países europeus de reativar sanções da ONU contra o Irã até o final de agosto, caso não haja avanço nas discussões.
As conversas contarão com representantes do Irã e dos três países, todos signatários do acordo nuclear de 2015. Istambul foi escolhida por ser um território neutro.
Os termos das negociações não foram divulgados e não há expectativa concreta de progresso na reunião.
A Europa busca pressionar o Irã a limitar seu programa de enriquecimento de urânio e a retomar a cooperação com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica). Teerã suspendeu a colaboração com os inspetores da agência em 30 de junho, após ataques de Israel e dos Estados Unidos a suas instalações nucleares.