Irã anuncia adiamento da reunião técnica nuclear com os EUA para sábado
A reunião técnica entre Irã e EUA sobre o acordo nuclear foi remarcada para sábado, com a participação de negociadores-chefes. O adiamento foi confirmado pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, sem detalhar os motivos.
Irã adia reunião técnica sobre acordo nuclear com os EUA
O Irã anunciou que a reunião técnica entre especialistas iranianos e americanos foi adiada de quarta-feira, 23, para sábado, 26, também em Omã.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ismail Baghaei, não explicou os motivos do adiamento, conforme a agência de notícias "Irna".
Até agora, duas rodadas de negociações foram realizadas, consideradas construtivas, em busca de um novo acordo sobre o programa nuclear iraniano.
Após a segunda reunião em Roma, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, anunciou uma nova fase, que incluiria a reunião técnica.
No sábado, Araqchi participará de uma reunião indireta mediada por Omã com o emissário especial dos EUA, Steve Witkoff, em Mascate.
Essas negociações ocorrem sob constantes ameaças militares do presidente Donald Trump, que reafirmou essa posição na última quinta-feira.
Trump também retomou a política de “pressão máxima” contra o Irã, implementando sanções para impedir a venda de petróleo iraniano.
Os EUA abandonaram o acordo nuclear de 2015, levando o Irã a enriquecer urânio além dos limites estabelecidos, possuindo atualmente 8.294 quilos, com 274 quilos a 60% de pureza.