INSS vai devolver em maio descontos em aposentadorias em abril
Devolução de descontos indevidos do INSS será realizada em maio, abrindo caminho para investigações sobre fraudes no sistema. Descontos para entidades sindicais estão suspensos e todo o quadro diretivo do INSS foi afastado.
Ministério da Previdência anuncia que beneficiários do INSS receberão devolução de descontos indevidos para entidades sindicais na folha de pagamento de maio. Somente os valores descontados em abril serão creditados.
A devolução de descontos anteriores a abril de 2025 será avaliada por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU).
Todos os descontos estão suspensos. A folha de pagamento do INSS é realizada entre os últimos dias do mês e o início do seguinte.
A nota foi divulgada após a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) iniciarem a operação "Sem Desconto", investigando fraudes de R$ 6 bilhões. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e toda a diretoria foram exonerados.
A nota também explica as medidas tomadas pelo INSS em 2024, incluindo a criação de ferramentas para que beneficiários possam bloquear ou solicitar a exclusão de descontos pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.
Autoridades criticam a inércia do INSS em enfrentar o problema, justificando o afastamento da cúpula do órgão.