INSS: reembolso de descontos indevidos começa na 5ª feira
Reembolso aos aposentados começa na próxima quinta-feira, com prazo de adesão até 14 de novembro. Mais de 714 mil beneficiários já confirmaram participação no acordo para receber a devolução dos valores descontados indevidamente.
Devolução de descontos indevidos para aposentados e pensionistas começará em 24 de julho de 2025 para quem aderir ao acordo do governo federal.
O prazo para adesão vai até 14 de novembro. O reembolso será feito na conta do benefício, em parcela única, com correção pelo IPCA.
O INSS informa que mais de 714 mil aposentados já aderiram ao acordo, representando 36% dos beneficiários elegíveis. Até agora, 1,4 milhão de pessoas estão aptas a receber o ressarcimento.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, listou vantagens da adesão:
- Não é necessário gastar com advogado;
- Possibilidade de processos contra as associações por cobranças indevidas.
Queiroz também destacou que o governo está investigando a idoneidade das associações. Já foram bloqueados R$ 2,8 bilhões de entidades suspeitas.
Para aderir ao acordo, quem contestou descontos e não recebeu resposta em 15 dias úteis pode participar. Mais de 3,2 milhões de pedidos aguardam resposta e são elegíveis.
A adesão é gratuita e pode ser feita pelos seguintes canais:
- Consulta e contestações pelo telefone 135;
- Acesso pelo aplicativo Meu INSS.
Informações da Agência Brasil.