INSS: governo começa hoje a pagar ressarcimentos a aposentados por descontos indevidos. Veja como receber
Governo inicia depósitos de valores devidos a aposentados e pensionistas com descontos indevidos. Beneficiários ainda podem contestar descontos até novembro de 2025 e aderir ao acordo pelo Meu INSS ou Correios.
A partir desta quinta-feira, o governo federal inicia os depósitos de valores devidos a aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios do INSS.
Os pagamentos serão realizados diretamente nas contas dos segurados, com correção pela inflação. Mais de 948 mil pessoas já aderiram ao acordo de ressarcimento, representando 47% dos 2 milhões de beneficiários elegíveis.
A adesão ao acordo continua aberta até, pelo menos, 14 de novembro de 2025. Os beneficiários podem contestar descontos indevidos mesmo após essa data.
Quem pode participar:
- Aposentados e pensionistas que registraram contestação e não receberam resposta em 15 dias úteis.
A adesão é gratuita e pode ser feita:
- Pelo aplicativo ou site Meu INSS.
- Nas agências dos Correios.
Segundo o governo, se a contestação foi respondida, os documentos estão em análise. O beneficiário será notificado e poderá:
- Aceitar a justificativa.
- Contestar por suspeita de falsificação.
- Declarar que não reconhece a assinatura.
Se houver nova contestação e os valores não forem devolvidos em até cinco dias úteis, o caso passará por auditoria e o segurado poderá contar com apoio jurídico das Defensorias Públicas Estaduais.
O INSS alerta: não envia links por WhatsApp, e-mail ou SMS. Todos os procedimentos devem ser feitos pelos canais oficiais: Meu INSS, Central 135, site gov.br/inss ou nas agências dos Correios.