INSS: Governo alerta para golpes que prometem ressarcir aposentados
Golpistas exploram investigações da operação Sem Desconto para enganar segurados do INSS. Ministério da Previdência alerta para fraudes envolvendo promessas de ressarcimento de descontos indevidos.
Golpistas estão se aproveitando da operação Sem Desconto para prejudicar aposentados e pensionistas do INSS.
O Ministério da Previdência Social alerta sobre mensagens fraudulentas que prometem ressarcimento de descontos ilegais feitos por entidades investigadas. Essas comunicações são enviadas por diversos meios, incluindo e-mails e aplicativos.
A nota da pasta, divulgada na sexta-feira (25), recomenda que as pessoas não acessem links relacionados a ressarcimentos. Relatos indicam que golpistas tentam oferecer agilidade no recebimento dos atrasados descontados pelo INSS.
Os valores descontados em abril serão retidos e devolvidos na folha de pagamento de maio (26 de maio a 6 de junho).
Os ressarcimentos de mensalidades não reconhecidas, descontadas antes de abril, serão avaliados pela Advocacia Geral da União.
Os descontos foram suspensos e os segurados não precisam solicitar o cancelamento, nem visitar uma agência do INSS.
A operação Sem Desconto, iniciada na quarta-feira (23/abr), investiga um esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS, com apuração de irregularidades de sindicatos e entidades. A movimentação total entre 2019 e 2024 é estimada em R$ 6,3 bilhões.
A mensalidade associativa é uma contribuição paga por aposentados e pensionistas para entidades representativas sem fins lucrativos.
Leia mais: Com informações da Agência Brasil