HOME FEEDBACK

Indústria de Pernambuco esboça retomada ao crescer 6,5% em fevereiro

Indústria de Pernambuco mostra recuperação com crescimento de 6,5% em fevereiro, embora ainda não consiga compensar a queda de 25,1% registrada em janeiro. O setor de máquinas e eletrônicos foi o principal responsável por essa alta, destacando-se no cenário industrial nacional.

A indústria de Pernambuco cresceu 6,5% de janeiro para fevereiro, sendo a maior alta entre os 15 locais pesquisados pelo IBGE na Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional).

Apesar do crescimento, este resultado ainda não recupera a queda de 25,1% registrada em janeiro de 2025, marcada por fatores como férias coletivas e impactos nos setores de derivados do petróleo, metalurgia e alimentos.

A alta de 6,5% é a mais intensa desde dezembro de 2023, quando o crescimento foi de 10,1%. O setor que mais contribuiu para esse desempenho positivo foi máquinas, aparelhos e materiais elétricos.

O analista Bernardo Almeida comentou que a alta de fevereiro é uma compensação parcial da perda de janeiro. Com esse crescimento, Pernambuco foi a segunda maior influência positiva na indústria brasileira em fevereiro, atrás apenas do Paraná, que teve um aumento de 2%. A média nacional, por outro lado, recuou 0,1%.

O impacto de cada local no resultado da indústria brasileira varia conforme seu peso na estrutura industrial e suas variações mensais.

Leia mais em valoreconomico