HOME FEEDBACK

Índia diz que protegerá interesses nacionais após anúncio de tarifas dos EUA

Governo indiano planeja ações para proteger seus setores estratégicos frente à nova tarifa imposta pelos EUA. Diálogos entre os dois países visam um acordo comercial equilibrado e benéfico.

Governo da Índia anunciou, nesta quarta-feira, que tomará “todas as medidas necessárias para salvaguardar os interesses nacionais” após o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a imposição de uma tarifa de 25% sobre importações indianas a partir de 1º de agosto.

O Ministério do Comércio e Indústria da Índia ressaltou que país e EUA negociaram um acordo comercial justo e que Nova Delhi permanece comprometido com esse objetivo.

O comunicado enfatizou a prioridade em proteger os interesses de agricultores, empresários e pequenas e médias empresas, citando acordos recentes, como o pacto econômico com o Reino Unido.

A reação de Nova Delhi ocorreu após Trump justificar a nova tarifa, alegando que a Índia impõe “tarifas muito altas” e mantém “barreiras comerciais” que limitam o comércio bilateral.

Trump também destacou o déficit comercial dos EUA com a Índia, que ultrapassa US$ 45 bilhões neste ano. O comércio bilateral de bens atingiu US$ 129,2 bilhões em 2024, sendo os EUA um dos principais parceiros comerciais da Índia.

Leia mais em exame