Índia dá passo para reaproximação com a China
Em meio a um histórico de tensões, Índia e China buscam reestabelecer laços bilaterais com a liberação de vistos turísticos. A medida surge em um contexto de negociações para melhorar as relações, possibilitando diálogos sobre cooperação regional.
Embaixada da Índia na China anunciou nesta 4ª feira (23.jul.2025) a retomada da emissão de vistos de turismo para chineses, após bloqueio que começou em 2022.
O bloqueio foi uma retaliação à proibição imposta pela China que dificultou o retorno de aproximadamente 20.000 estudantes indianos durante a pandemia de covid-19.
A decisão de restabelecer os vistos ocorre em um contexto de reconstrução das relações entre a Índia e a China, após anos de tensões diplomáticas e conflitos militares.
Ambos países, que fazem parte do Brics, têm enfrentado desavenças desde 2020, quando ocorreram confrontos militares em Ladaque. Outros conflitos são entre a Índia e o Paquistão, aliado militar da China.
Recentemente, a China expressou interesse em aproximação com a Índia, com a Rússia mediando essas conversas e propondo a revitalização do fórum RIC (Rússia-Índia-China), que está inativo desde 2020.
Um porta-voz chinês destacou que a cooperação entre os três países é essencial para a paz e estabilidade regionais e globais.