Incerteza no comércio global irá dominar cenário econômico, diz diretor de Estudos do FMI
Diretor do FMI aponta que a guerra tarifária entre EUA e China deve impactar negativamente o crescimento econômico global. Ele destaca a necessidade de Bancos Centrais manterem a credibilidade para enfrentar a inflação em meio a incertezas comerciais.
Incertezas no comércio global devido à guerra tarifária dos EUA dominarão o cenário econômico, alerta Pierre-Olivier Gourinchas, diretor do FMI.
Durante coletiva sobre o World Economic Outlook (WEO), ele destacou o efeito prolongado das tarifas em todas as regiões caso se mantenham.
O FMI projeta um crescimento de 2,8% na economia global para este ano e 3% no próximo, abaixo da previsão anterior de 3,3%.
Gourinchas mencionou que as tarifas causarão uma queda significativa no comércio bilateral entre China e EUA e que, sem os estímulos fiscais da China, a previsão de crescimento poderia ser reduzida em 1,3 ponto percentual.
A economia da China deve crescer 4% em 2025 e 2026, uma queda de 0,6 e 0,5 ponto percentual em relação à previsão de janeiro.
Sobre como os países devem lidar com as incertezas, ele enfatizou a importância da credibilidade dos Bancos Centrais para combater a inflação, em meio às críticas de Donald Trump ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.