Importações chinesas de soja do Brasil crescem 9% em junho
Aumento nas importações de soja do Brasil pela China reflete colheita robusta e consequências da guerra comercial com os EUA. Apesar do crescimento em junho, os dados mostram uma queda nas importações acumuladas no primeiro semestre.
Dados da alfândega chinesa revelam que as importações de soja do Brasil subiram 9,2% em junho em relação ao ano anterior, atingindo 10,62 milhões de toneladas métricas.
A **guerra comercial sino-americana** e uma forte colheita também impulsionaram essas importações, que representaram 86,6% do total.
As importações dos EUA aumentaram 21%, alcançando 1,58 milhão de toneladas, cerca de 12,9% do total, comparado a 1,31 milhão no ano anterior.
No total, as importações de soja da China em junho atingiram 12,26 milhões de toneladas, um recorde para o mês.
Segundo Liu Jinlu, pesquisador da Guoyuan Futures, o aumento reflete uma defasagem em abril e é alimentado pela grande safra de 2024/25 do Brasil.
No acumulado de janeiro a junho, as importações brasileiras somaram 31,86 milhões de toneladas, uma queda de 7,5% em relação ao ano passado.
As importações dos EUA no primeiro semestre foram de 16,15 milhões de toneladas, representando um aumento de 33%.
Analistas indicam que é provável que as importações chinesas se mantenham altas no terceiro trimestre. As do quarto trimestre dependerão das negociações comerciais entre EUA e China.