Imperador do Japão visita Iwo Jima para marcar 80º aniversário da Segunda Guerra Mundial
Imperador e imperatriz do Japão prestam homenagem aos soldados mortos na Batalha de Iwo Jima. A visita coincide com as comemorações do 80º aniversário do intenso confronto da Segunda Guerra Mundial.
Visita Rara do Imperador Naruhito e da Imperatriz Masako a Iwo Jima
No dia 7 de agosto, o imperador japonês Naruhito e a imperatriz Masako visitaram Iwo Jima para marcar o 80º aniversário da Batalha de Iwo Jima, um dos conflitos mais sangrentos da Segunda Guerra Mundial.
A ilha, localizada a aproximadamente 1.250 km de Tóquio, foi palco de brutalidades durante cinco semanas de combate entre forças japonesas e americanas.
Resultados da batalha:
- Quase 21.000 soldados japoneses morreram.
- Os americanos relataram cerca de 6.800 mortes e 19.000 feridos.
Durante a visita, o casal real fez uma reverência ritual, oferecendo flores e derramando água em um memorial, sob a chuva que caía.
Recentemente, o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, e o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, também estiveram na ilha para marcar a mesma data.
A batalha é famosa por ter originado uma das fotos mais icônicas da guerra: fuzileiros navais dos EUA hasteando uma bandeira no monte Suribachi, tirada por Joseph Rosenthal em 1945, que gerou controvérsias.
Atualmente, o acesso a Iwo Jima é restrito a civis, e as buscas pelos restos mortais das vítimas da guerra continuam na ilha, que é permeada por um cheiro sulfuroso, segundo relatos.