HOME FEEDBACK

Impacto de tarifa sobre países emergentes pode ser “catastrófico”, diz agência da ONU

Agência da ONU alerta que a escalada tarifária entre EUA e China pode causar danos irreparáveis às economias em desenvolvimento. O impacto projetado inclui uma redução significativa no comércio global e perdas bilionárias nas exportações de países como Bangladesh.

GENEBRA (Reuters) – As tarifas sobre importações impostas pelos EUA podem ter um impacto “catastrófico” em países em desenvolvimento, superando cortes de ajuda externa, afirmou a diretora do Centro de Comércio Internacional (ITC).

Segundo a agência, o comércio global pode encolher de 3-7% e o PIB global de 0,7%, com países em desenvolvimento sendo os mais atingidos.

“Se essa escalada entre a China e os EUA continuar, haverá uma redução de 80% no comércio entre os países”, alertou Pamela Coke-Hamilton à Reuters.

Os mercados globais estão em turbulência. Trump anunciou uma pausa de 90 dias nas tarifas de diversos países, mas aumentou tarifas sobre produtos chineses para 145%. Pequim, por sua vez, elevou suas tarifas sobre importações dos EUA para 125%.

Coke-Hamilton destacou que as tarifas podem prejudicar mais que a remoção da ajuda externa, fazendo com que economias em desenvolvimento retrocedam.

Países menos desenvolvidos, como Lesoto, Camboja e Mianmar, podem tentar melhorar relações comerciais regionais para compensar a perda de mercado dos EUA.

Bangladesh, o segundo maior exportador de vestuário, poderá perder US$3,3 bilhões em exportações anuais para os EUA até 2029 se a tarifa de 37% se mantiver.

As projeções do ITC foram feitas antes da pausa de 90 dias e dos aumentos nas tarifas.

Leia mais em infomoney