HOME FEEDBACK

Imigrantes presos formam “SOS humano” no Texas

Imigrantes venezuelanos denunciam abusos em prisão no Texas e clamam por ajuda internacional. A situação se agrava com a aplicação de uma lei que facilita a deportação de supostos membros de gangues.

Grupo de 31 imigrantes venezuelanos formou uma "SOS humano" em Anson, Texas, para pedir ajuda a um drone da Reuters.

No dia 28 de abril de 2025, os detidos receberam notificações de que fariam parte da gangue "Tren de Aragua" e seriam deportados sob o Alien Enemies Act, uma lei de 1798.

Familiares de 7 detidos afirmaram que eles não têm ligação com gangues e se recusaram a assinar os documentos. Apesar disso, em 18 de abril, foram colocados em um ônibus que deu meia volta, retornando ao centro de detenção.

A Suprema Corte dos EUA barrava temporariamente as deportações, mas Trump tinha autorização para aplicar a lei e acelerar expulsões de imigrantes ligados a gangues.

Esses imigrantes seriam enviados para Cecot, uma prisão de segurança máxima em El Salvador, onde 137 venezuelanos já foram deportados.

A prisão Bluebonnet, onde estavam detidos, possui capacidade média de 846 detentos por dia e fica a 322 km de Dallas. Alguns imigrantes foram vistos em roupas vermelhas, indicando alta periculosidade.

A legislação permite a deportação em tempos de guerra e, após sua aprovação, aproximadamente 200 imigrantes foram enviados para El Salvador com o suporte de 3 aviões.

Segundo a decisão da Suprema Corte, é necessário alertar os alvos da deportação, que têm direito à revisão do caso por um tribunal federal.

Leia mais em poder360