HOME FEEDBACK

Ilha grega de Santorini insiste estar reaberta para negócios após série de tremores de terra sem explicação

Santorini inicia temporada turística após série de terremotos leves, mas reservas ainda abaixo do esperado. Autoridades garantem que ilha é segura e acolhedora, apesar de preocupações com o fenômeno sísmico.

Santorini, importante destino turístico da Grécia, busca retomar atividades após uma série de terremotos leves.

A ilha, que tem sua economia baseada no turismo, viu a chegada dos primeiros navios de cruzeiro da temporada em março, com previsão de um aumento de 10% no número de visitantes em relação ao ano anterior.

No entanto, as reservas hoteleiras estão cerca de 30% abaixo dos níveis de 2024, e os hoteleiros esperam um mês de abril fraco.

Alexis Yannoulatos, proprietário de hotéis, reportou uma taxa de ocupação de 30% para abril, mas espera aumento para 50% em maio e no verão.

Maria Manousoudaki, da Alti Suites, afirmou que as reservas estão aumentando gradualmente e que abrirá com metade da capacidade, recebendo turistas de diversos países.

A ilha, com 15,5 mil habitantes e expectativa de mais de 3 milhões de visitantes por ano, está implementando medidas para um turismo sustentável, como uma taxa de 20 euros para visitantes de cruzeiros a partir de junho.

Os recentes terremotos, que culminaram em um abalo de magnitude 5,3, causaram evacuação e fechamento de escolas. Embora os tremores tenham diminuído, o fenômeno permanece sem explicação.

Funcionários e especialistas estão monitorando a situação, com previsões de que um grande tremor é improvável, apesar de o potencial para abalos de até magnitude 7,1 existir.

A ministra do turismo ressaltou que Santorini está “retornando à normalidade” e continua sendo um destino “seguro e acolhedor”.

O recrutamento para 25.000 trabalhadores sazonais já começou, com contratações de profissionais de vários países, mesmo com a crise sísmica afetando a força de trabalho.

Enquanto isso, pesquisadores continuam estudando a atividade sísmica e vulcânica da região em busca de respostas.

Leia mais em o-globo