Ibovespa sobe após Trump moderar discurso contra Powell; dólar recua a R$ 5,68
Ibovespa avança impulsionado por altas nas bolsas dos EUA e alívio nas tensões comerciais. Presidente Donald Trump recua em ameaça de demissão do presidente do Fed, gerando otimismo nos mercados.
Ibovespa opera em forte alta nesta quarta-feira (23), acompanhando o movimento das bolsas internacionais.
O índice registra um aumento de 1,79%, atingindo 132.798 pontos por volta das 11h.
O clima positivo é impulsionado pelo avançar do S&P500, que sobe quase 3%. O Nasdaq e o Dow Jones também apresentam altas robustas de 3,98% e 2,57%, respectivamente.
Esse otimismo surge após a redução das tensões envolvendo o presidente americano Donald Trump e a guerra comercial com a China, além de seus ataques à autonomia do Fed (Banco Central dos EUA).
Trump, que havia falado sobre demitir Jerome Powell, presidente do Fed, voltou atrás, afirmando: “Não tenho intenção de demiti-lo”.
No último dia 18, o diretor do Conselho Econômico Nacional de Trump indicou que a demissão de Powell estava sendo considerada, o que causou quedas nas bolsas internacionais.
Além disso, Trump pretende ser “muito gentil” com a China em futuras negociações, sugerindo que as tarifas poderiam ser reduzidas se um acordo for alcançado.
Esse alívio nas tensões entre os países também contribuiu para a queda do dólar, que recua 0,82% contra o real, cotado a R$ 5,68.
- Com informações da Bloomberg News.