HOME FEEDBACK

Ibovespa sobe 1,34%, e dólar cai a R$ 5,72 após Trump amenizar sobre Powell e China

Ibovespa registra alta de 1,34%, impulsionado por otimismo no mercado global. Dólar recua após declarações de Trump sobre tarifas e Fed, sinalizando menor tensão nas relações comerciais.

Ibovespa (IBOV) fechou em alta de 1,34%, alcançando 132.216 pontos nesta quarta-feira (23). O avanço acompanhou as bolsas internacionais.

O S&P500 subiu quase 3% durante o dia e fechou com alta de 1,67%. O Nasdaq e o Dow Jones também tiveram fortes altas, de 2,50% e 1,07%, respectivamente.

No mercado cambial, o dólar recuou 0,16% contra o real, fechando cotado a R$ 5,718.

O clima positivo foi impulsionado pelo alívio nas tensões do presidente americano, Donald Trump, em relação à guerra comercial com a China e questões sobre o Fed (Federal Reserve).

Trump anunciou disposição para uma abordagem menos conflituosa com a China, afirmando que as tarifas de 145% estão “muito altas” e devem ser reduzidas, mas não eliminadas totalmente.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que ambos os países podem fechar um grande acordo comercial, visando o rebalanceamento das tarifas.

Sobre a demissão de Jerome Powell, presidente do Fed, Trump declarou que não pretende demiti-lo, embora desejasse que Powell fosse mais ativo na redução das taxas de juros.

A declaração contradiz informes anteriores de que Trump considerava demitir Powell, o que gerou quedas nas bolsas internacionais.

Com informações da Bloomberg News.

Leia mais em bloomberg