HOME FEEDBACK

Ibovespa recua com Petrobras e tensão entre Trump e Powell; dólar cai a R$ 5,76

Ibovespa inicia a semana em baixa, influenciado por incertezas sobre o Fed. A pressão de Trump sobre Jerome Powell e as reações do mercado americano impactam os investidores locais.

Ibovespa (IBOV) opera em baixa, recuando 0,57% e atingindo 128.908 pontos por volta das 11h, após o feriado.

A Petrobras cai 1,04%, contrariando a alta de 1,14% no mercado de petróleo.

Investidores estão atentos às ameaças do presidente Donald Trump ao presidente do Fed, Jerome Powell. Durante o feriado, Trump ameaçou demiti-lo para pressionar a redução das taxas de juros.

As declarações de Trump impactaram negativamente as bolsas dos EUA na segunda-feira (21), com o S&P500 caindo 2,36%. As bolsas brasileiras, fechadas para o feriado de Tiradentes, repercutem essas tensões internacionais com um dia de atraso.

A credibilidade do Fed é uma preocupação, influenciando a confiança no dólar. A moeda americana caiu 0,78% em relação ao real, cotada a R$ 5,76.

Globalmente, o dólar apresenta recuperação com o índice DXY subindo 0,19%.

As bolsas americanas também se recuperam, com o S&P500 avançando 1,35%. Nasdaq e Dow Jones têm altas de 1,60% e 1,34%, respectivamente.

Os investidores aguardam balanços financeiros, incluindo os da Tesla e da Agrogalaxy hoje, além de resultados de Multiplan, Usiminas e Vale na quinta-feira (24).

- Com informações da Bloomberg News.

Leia mais em bloomberg