Ibovespa opera em alta com impulso da Vale (VALE3); dólar sobe a R$ 5,58
Ibovespa é impulsionado pela Vale e pelas altas do minério de ferro, enquanto mercado aguarda balanços de grandes empresas. O dólar sobe frente ao real amid crescente vigilância sobre tensões políticas e comerciais entre Brasil e EUA.
Ibovespa (IBOV) volta a operar em alta nesta terça-feira (22), impulsionado pela valorização das ações da Vale (VALE3), empresa com maior peso no índice.
Por volta das 11h10, o Ibovespa avançava 0,79%, atingindo 135.232 pontos. As ações da mineradora tinham alta de 1,94%, estendendo um avanço de 3,68% da véspera.
Esse movimento acompanha a recuperação do minério de ferro, que subiu mais de 2% na bolsa chinesa de Dalian. Investidores estão atentos à construção da maior usina hidrelétrica do mundo na região do Tibete, na China.
No câmbio, o dólar voltou a subir, com ganhos de 0,37%, sendo negociado a R$ 5,58.
Os investidores monitoram desdobramentos do conflito comercial entre o presidente americano Donald Trump e o Brasil. Na última sexta-feira (18), os EUA revogaram o visto do ministro Alexandre de Moraes, após decisão relacionada ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica, cumprir recolhimento noturno e não acessar redes sociais.
No cenário internacional, investidores aguardam a divulgação de balanços do segundo trimestre, com expectativa sobre empresas de tecnologia como Alphabet (GOOG) e Tesla (TSLA) que apresentam resultados na quarta-feira (23).
O pregão desta terça é uma correção após o S&P 500 e o Nasdaq alcançarem novos recordes. O S&P 500 cai 0,23% e o Nasdaq recua 0,60%.
“Os investidores estão digerindo o rali”, afirmaram estrategistas do Bespoke Investment Group. “Não se pode culpar os investidores por darem um passo para trás em meio à temporada de balanços.”
– Com informações da Bloomberg News.