Ibovespa Futuro acompanha NY e tem leve alta na volta do feriado
Mercados reagem a comentários de Trump sobre juros e mantém cautela em relação a tarifas comerciais. O Ibovespa Futuro apresenta leve alta, enquanto investidores avaliam os impactos nas economias global e dos EUA.
Ibovespa Futuro apresenta alta ligeira nesta terça-feira (22), após feriado.
Os ativos dos EUA tiveram perdas generalizadas devido aos ataques do presidente Donald Trump ao chair do Federal Reserve, Jerome Powell.
Trump pediu a redução das taxas de juros pelo Fed para evitar uma desaceleração econômica, chamando Powell de “grande perdedor”. Às 09h08 (BRT), o Ibovespa Futuro subia 0,08%, a 132.030 pontos.
Os investidores reagiram negativamente e venderam ativos, preocupados com a independência do Fed, vista como essencial para a segurança financeira dos EUA.
Os mercados também estão atentos às negociações comerciais entre os EUA e seus parceiros, visando reduzir tarifas anunciadas por Trump, com temores de recessão global.
Na agenda política, o presidente Lula visita o Chile para se encontrar com o presidente Gabriel Boric.
No Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,72%, o S&P 500 0,68% e o Nasdaq Futuro 0,73%.
O dólar à vista operava em baixa de 0,18%, cotado a R$ 5,793 na compra e R$ 5,795 na venda. O contrato futuro de dólar caía 0,10%, aos 5.807 pontos.
Os mercados na Ásia-Pacífico fecharam sem direção única, diante das críticas de Trump ao Federal Reserve.
Os preços do petróleo avançaram nesta terça, com investidores aproveitando as perdas anteriores, mas a preocupação com tarifas e política monetária dos EUA persiste.
As cotações do minério de ferro na China tiveram leve alta, enquanto traders avaliam impactos de impostos sobre o aço da Índia e a demanda chinesa.
(Com Reuters)