Ibovespa e dólar recuam com falas de Powell e guerra comercial; Nvidia cai 7% em NY
O Ibovespa acompanha queda das bolsas globais influenciadas pela guerra comercial entre EUA e China. Discurso de Jerome Powell destaca a cautela do Fed em relação à inflação e juros.
Ibovespa (IBOV) fechou em baixa de 0,72% nesta quarta-feira (16), a 128.317 pontos, impactado pela guerra comercial entre Estados Unidos e China.
O dólar abriu em alta, mas recuou 0,44%, cotado a R$ 5,86.
Um destaque foi o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, que afirmou a missão do banco central é evitar que as tarifas de Trump causem um aumento persistente da inflação.
Powell destacou: "Nossa obrigação é manter as expectativas de inflação de longo prazo bem ancoradas." A declaração pressionou negativamente as bolsas americanas.
Além disso, a guerra comercial ganhou novo capítulo com as restrições de exportação de chips da Nvidia para a China, que revelou um prejuízo estimado de US$ 5,5 bilhões no primeiro trimestre fiscal.
As ações da Nvidia caíram 6,87% na Nasdaq, que teve a pior baixa do dia com 3,07%. O S&P 500 caiu 2,24% e o Dow Jones teve baixa de 1,73%.
- Com informações da Bloomberg News.