Ibovespa e dólar fecham estáveis; ações da Vale (VALE3) sobem 2,59%
Embora o Ibovespa tenha iniciado o dia em alta, o fechamento próximo da estabilidade evidencia cautela entre os investidores. A valorização das ações da Vale foi impulsionada pelo aumento do minério de ferro na bolsa chinesa, mas o clima de apreensão no mercado persiste com tensões políticas e a expectativa de resultados das empresas de tecnologia.
Ibovespa mostra leve alta, mas fecha perto da estabilidade
No dia 22 de julho de 2025, o Ibovespa (IBOV) subiu 0,10%, encerrando em 134.036 pontos. A alta foi impulsionada pela valorização das ações da Vale (VALE3), que avançaram 2,59%, seguindo um aumento anterior de 3,68%.
O desempenho da Vale reflete a alta do minério de ferro, que subiu mais de 2% na bolsa chinesa de Dalian. Investidores estão atentos à construção da maior usina hidrelétrica do mundo na região do Tibete pela China.
No câmbio, o dólar teve leve alta de 0,04%, encerrando a sessão cotado a R$ 5,57.
Apreensão no mercado: Os investidores estão preocupados com os desdobramentos do embate comercial entre os EUA e o Brasil. Na última sexta-feira (18), o governo americano revogou o visto do ministro Alexandre de Moraes após a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Bolsonaro deverá usar tornozeleira eletrônica e cumprir recolhimento noturno domiciliado.
No exterior, os investidores aguardam a divulgação dos balanços do segundo trimestre, com foco nas empresas de tecnologia. Alphabet (GOOG) e Tesla (TSLA) apresentarão seus resultados em 23 de julho.
A expectativa é de um aumento combinado de 14% nos lucros das “sete magníficas”: Alphabet, Amazon, Apple, Meta, Microsoft, Nvidia e Tesla.
Na véspera, o S&P 500 e o Nasdaq alcançaram novos recordes. O S&P 500 fechou estável, com leve alta de 0,06%, enquanto o Nasdaq caiu 0,39%.
“Os investidores estão digerindo o rali,” afirmaram os estrategistas do Bespoke Investment Group.