HOME FEEDBACK

Ibovespa cai mais de 3% e dólar avança a R$ 5,78 com guerra comercial e dados dos EUA

Bolsas enfrentam volatilidade com novas tarifas comerciais entre EUA e China, impactando o Ibovespa e o dólar. Investidores permanecem cautelosos enquanto aguardam desdobramentos econômicos e políticos.

Ibovespa (IBOV) enfrenta forte queda de 2,91% nesta sexta-feira (4), operando a 127.323 pontos por volta das 11h20.

Novas tarifas impostas pelo presidente Trump afetam o mercado, com a China respondendo com tarifas de 34% sobre importações dos EUA a partir de 10 de abril.

No pregão anterior, o Ibovespa ficou estável. Trump utiliza tarifas para revitalizar a indústria americana, mas economistas alertam que isso pode aumentar preços e desacelerar a economia, levando à recessão.

Bolsas americanas caíram até 6%, com índices como S&P500 (-3,58%), Nasdaq (-3,75%) e Dow Jones (-3,10%) apresentando quedas significativas.

Apesar das quedas, dados positivos sobre o mercado de trabalho nos EUA mostram a criação de 228 mil vagas em março, superando a expectativa de 138 mil.

O dólar subiu 2,80% frente ao real, negociado a R$ 5,78, enquanto o índice DXY avançou 0,50%.

Investidores estão cautelosos. Scott Ladner, da Horizon Investments, afirma que um relatório de empregos positivo não diminuirá os temores de recessão devido às incertezas da guerra comercial.

- Com informações da Bloomberg News.

Leia mais em bloomberg