Ibama e Fundação Bunge firmam acordo para reforçar brigadas indígenas
A parceria entre o Ibama e a Fundação Bunge visa fortalecer o combate a incêndios florestais por meio do apoio a brigadas indígenas. Com investimentos em tecnologia e formação, a iniciativa busca promover a preservação ambiental e o empoderamento das comunidades locais.
Ibama firma parceria com a Fundação Bunge para apoiar até 40 brigadas indígenas no combate a incêndios florestais.
O acordo foi anunciado em Brasília na 3ª feira (29.abr.2025). A cooperação visa fortalecer o Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) e tem dois eixos:
- Formativo
- Manutenção de salas de situação móveis
Serão 6 salas em 5 estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Maranhão e Tocantins.
A Fundação já doou 6 kits de drones e notebooks e está fornecendo computadores de alta performance, monitores, TVs e microfones.
O Prevfogo conta com 7 aviões AW119 Koala para transporte em operações de difícil acesso. O tempo de vigência do contrato foi ampliado de 6 meses para 2 anos.
A diretora-executiva da Fundação Bunge, Cláudia Calais, destacou a importância da inclusão social e da responsabilidade ambiental. A fundação também desenvolve o Projeto Semêa que visa a recuperação de áreas e preservação.
Calais afirmou que a parceria visa oferecer condições tecnológicas e de formação para que os povos tradicionais possam ser “grandes guardiões” de suas áreas, combatendo incêndios e prevenindo ocupações irregulares.
O Prevfogo, que completou 36 anos em 2025, teve um aumento no número de brigadistas: de 77 em 2013 para 106 em 2024, sendo que 61 (57,5%) eram brigadas indígenas. O total de brigadistas cresceu de 1.792 em 2022 para 2.227 em 2024.
Com informações da Agência Brasil.