Hyundai tem queda de 16% no lucro após tarifaço dos EUA
Hyundai enfrenta queda de 16% no lucro operacional devido a tarifas dos EUA em veículos. A montadora prevê impactos financeiros crescentes e mantém meta de lucro anual, apesar das dificuldades.
Hyundai Motor Group registrou um lucro operacional de 3,6 trilhões de wons (US$ 2,64 bilhões) no 2º trimestre de 2025, uma redução de 16% em comparação ao ano anterior.
A montadora atribuiu esse desempenho às tarifas dos EUA sobre veículos e peças, que custaram 828 bilhões de wons (US$ 606,37 milhões) de abril a junho. O impacto financeiro deve ser ainda maior no 3º trimestre.
Atualmente, Washington aplica tarifas de 25% sobre automóveis da Coreia do Sul, situação que se complicou após acordo com o Japão para reduzir tarifas sobre importações japonesas para 15%.
Lee Seung-jo, CFO da Hyundai, comentou que a empresa esperava uma redução nas tarifas americanas, mas a previsão é incerta. A montadora manterá a meta de lucro anual e atualizará projeções após 1º de agosto.
O lucro superou ligeiramente a estimativa de 3,5 trilhões de wons, mas ficou abaixo dos 4,28 trilhões de wons do mesmo período do ano anterior.
Negociações sobre tarifas com Washington foram adiadas devido a conflitos na agenda do secretário do Tesouro dos EUA. A Hyundai e a Kia são o 3º maior grupo automobilístico mundial, importando cerca de 2/3 dos veículos vendidos nos EUA.