HOME FEEDBACK

Hugo Motta proíbe comissões da Câmara de fazerem homenagem a Bolsonaro

A decisão de Hugo Motta desmobiliza os planos de deputados bolsonaristas de homenagear o ex-presidente durante o recesso. O líder da oposição critica a manobra como tentativa de impedir o exercício da atividade parlamentar.

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, proibiu sessões das Comissões de Segurança Pública e de Relações Exteriores para homenagear o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 22. A decisão foi baseada em um ato que bloqueia reuniões de comissões entre 22 de julho e 1º de agosto.

A situação gerou controvérsia, pois a presença de Bolsonaro era esperada até o dia anterior. Motta telefonou para os presidentes das comissões para solicitar o cancelamento das sessões.

O líder da oposição, Zucco (PL-RS), comentou: “Estamos querendo exercer nosso papel parlamentar”.

A Câmara não está oficialmente em recesso, pois a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) não foi votada. Entretanto, presidentes do Congresso adotam um “recesso branco” por duas semanas, durante o qual as comissões funcionam normalmente.

Deputados bolsonaristas foram a Brasília para discutir reações ao ministro Alexandre de Moraes (STF). Apesar de tentarem retomar atividades legislativas, Motta e Davi Alcolumbre decidiram manter o recesso.

As comissões planejavam discutir estratégias de comunicação e possíveis manifestações.

Após o recesso, os planos incluem discutir o impeachment de Moraes no Senado e a aprovação de uma PEC sobre o fim do foro privilegiado e anistia aos presos do 8 de Janeiro na Câmara.

Leia mais em infomoney