HOME FEEDBACK

Homem usa avatar de IA como advogado e leva bronca de juíza

Homem recorre a avatar digital gerado por IA em tribunal de Nova York, mas é flagrado pela juíza. Caso levanta questões sobre a utilização da inteligência artificial em ações judiciais e reitera desafios enfrentados no setor legal.

Homem usa avatar de IA em tribunal de apelações em Nova York

No dia 26 de março, Jerome Dewald recorreu a um avatar digital gerado por inteligência artificial em uma ação trabalhista.

A juíza Sallie Manzanet-Daniels percebeu a situação e expressou descontentamento, afirmando que "não gosta de ser enganada".

Dewald justificou a escolha pela dificuldade em encontrar um advogado e acreditou que a IA poderia efetivamente transmitir seus argumentos.

Após o incidente, ele enviou uma carta de desculpas ao tribunal, esclarecendo que não tinha intenção de causar problemas.

Esse não é o primeiro caso de IA no âmbito legal. Em junho de 2023, dois advogados e um escritório de advocacia em Nova York foram multados por uso de uma ferramenta que gerou citações fictícias de casos legais.

Apesar dos contratempos, a Suprema Corte do Arizona começou a utilizar avatares de IA para resumir decisões judiciais ao público.

Leia mais em poder360
IA