Hamas diz que está disposto a libertar todos os reféns em troca do fim da guerra em Gaza
Hamas oferece libertação de reféns israelenses em troca do fim da guerra em Gaza. O movimento insiste em garantias que assegurem o cumprimento do acordo por parte de Israel.
Dirigente do Hamas anunciou disposto a libertar todos os reféns israelenses em troca de garantias para o fim da guerra em Gaza.
Uma delegação do Hamas esteve em Cairo para negociações mediadas por egípcios, cataris e americanos, sobre a situação na Faixa de Gaza.
Taher al-Nunu, líder do Hamas, declarou: “Estamos preparados para libertar todos os reféns dentro da estrutura de um verdadeiro acordo de troca de prisioneiros e em troca do fim da guerra, da retirada das forças israelenses da Faixa de Gaza e da entrada de ajuda humanitária”.
Al-Nunu acusou Israel de obstruir a implementação do cessar-fogo e reafirmou a necessidade de garantias para que Israel respeite o acordo.
- Proposta recente: libertação de 10 reféns em troca de garantias dos EUA para negociações de uma nova fase do cessar-fogo.
- Primeira fase da trégua: 19 de janeiro a 17 de março, resultou na liberação de 33 reféns, incluindo 8 mortos, em troca de aproximadamente 1.800 prisioneiros palestinos.
- Divergências: influenciam a extensão do cessar-fogo e número exato de reféns a serem libertados.
Al-Nunu também afirmou que o Hamas não se desarmaria, contrariando exigências de Israel. “As armas da resistência não estão sujeitas à negociação”, concluiu.
Publicado por Luisa Cardoso
Com informações da AFP