Haddad se iguala a Guedes em reuniões e eventos com banqueiros
Haddad supera Guedes em compromissos com o setor financeiro, com 15 reuniões com a Febraban e outros bancos. Apesar da alta frequência de encontros, a percepção negativa de 58% dos analistas sobre seu trabalho indica um descontentamento no mercado.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) teve 67 compromissos de trabalho com bancos e corretoras de janeiro de 2023 a março de 2025. O antecessor, Paulo Guedes, registrou 68 encontros no mesmo período.
Dados foram compilados pelo Poder360, excluindo bancos públicos por serem indicados pelo governo. Haddad supera Guedes em reuniões com a Febraban (15 encontros, contra 12 de Guedes).
Contradizendo as declarações de Lula sobre o mercado financeiro, Haddad manteve encontros frequentes. Lula afirmou em novembro de 2024 ter “vencido” o setor em mandatos anteriores.
Haddad participou de 14 eventos promovidos por bancos, normalmente focados em análise econômica. As reuniões com múltiplos bancos dominam sua agenda, com destaque para o BTG e suas subsidiárias.
- Itaú, Nubank e Santander: 6 reuniões cada.
O levantamento considerou reuniões amplas com mais de 2 representantes de diferentes instituições. Dados foram extraídos do site e-Agendas. Parte da esquerda critica Haddad por seu alinhamento ao livre mercado.
Além disso, 58% dos analistas do mercado financeiro consideram o trabalho de Haddad “negativo”, segundo pesquisa da Quaest, realizada de 12 a 17 de março de 2025.