HOME FEEDBACK

Haddad: outros países não têm força “interna” que impede acordo com EUA

Haddad critica forças políticas internas que dificultam negociações com os Estados Unidos e aponta a ideologia contrária ao Brasil. Ministro busca interlocução para contornar a nova tarifa de 50% imposta por Trump sobre produtos brasileiros.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou na 5ª feira (24.jul.2025) que outros países com acordos comerciais com os Estados Unidos, como Filipinas, Japão e Indonésia, não enfrentam uma força política interna contra seus interesses.

Haddad, em entrevista à Rádio Itatiaia, criticou a família Bolsonaro por “conspirar” contra a soberania nacional e “sacrificar” o país em prol do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma taxa de 50% sobre os produtos exportados pelo Brasil, que entra em vigor em 1º de agosto. Trump afirmou que tais tarifas são para países cuja relação “não tem sido boa”, mencionando Bolsonaro em sua carta.

Haddad ressaltou que o governo busca uma interlocução com os EUA, pois há brasileiros ligados a Bolsonaro tentando obstruir as negociações.

Ele destacou a situação “paradoxal” do Brasil, onde existe uma força política interna que afeta as negociações, o que não acontece em outros países como Japão, União Europeia e China.

Leia mais em poder360