Haddad diz que terá acesso a plano sobre tarifaço na 5ª feira
Ministro da Fazenda revela que detalhamentos sobre plano de resposta à taxação dos EUA serão apresentados na próxima semana. Haddad destaca a importância das negociações e mudanças na postura de governadores de oposição em relação ao tarifaço.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou acesso a plano contra taxação dos EUA.
Nesta 4ª feira (23.jul.2025), Haddad informou que receberá detalhes do plano na 5ª feira (24.jul), em resposta à taxação de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
As áreas técnicas dos ministérios da Fazenda, Indústria e Relações Exteriores finalizaram medidas de contingência.
Haddad apresentará o plano ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva apenas na próxima semana, após validação pelos três ministérios.
“Estamos fazendo o desenho de cenários” para que o presidente compreenda a situação, destacou o ministro em entrevista.
Ele mencionou contatos com Washington, com equipes técnicas da Fazenda e do Tesouro dos EUA negociando o tema. “O Brasil tem razão em querer sentar à mesa”, afirmou.
Haddad não considera uma escalada política nas tratativas e observa boas surpresas nas negociações com outros países, aumentando a possibilidade de um acordo até a data da taxação.
O ministro reconhece dificuldade em compreender o movimento do governo dos EUA devido à concentração do tema no governo.
Sobre a linha de crédito lançada por governadores de oposição, Haddad a considera importante, mas insuficiente, ressaltando que a questão é de escala maior.
Ele elogiou a mobilização dos governadores, afirmando que se trata de um problema do Estado brasileiro e não apenas de um governo, e destacou que governadores oposicionistas estão mudando de posição em relação ao tarifaço.