HOME FEEDBACK

Haddad diz que tarifas dos EUA não afetarão crescimento da economia brasileira

Ministro da Fazenda afirma que economia brasileira possui resiliência para enfrentar tarifas dos EUA. Haddad destaca a capacidade do país em se adaptar a desafios internacionais e manter a saúde econômica.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as tarifas dos Estados Unidos não afetarão a economia brasileira.

Ele destacou que a política econômica do Brasil possui “vários graus de liberdade” para lidar com eventuais efeitos adversos. Haddad afirmou: “A economia brasileira segue saudável”.

Durante a entrevista à BandNews, o ministro criticou as decisões do presidente Donald Trump, observando que os EUA mudaram de postura sobre o livre comércio. Ele descreveu a imposição de tarifas de 10% sobre produtos de diversos países como um “cavalo de pau em um transatlântico”, resultado de pressões de empresários norte-americanos.

Haddad considerou o cenário atual instável e disse ser “impossível analisar todos os impactos do tarifaço”. Mesmo assim, ressaltou que o Brasil se beneficia de um bom relacionamento com os EUA, União Europeia e China.

Ele ainda enfatizou a importância das reservas internacionais como um amortecedor em tempos de instabilidade, citando a crise de 2008. “Estamos preparados para reagir à altura do problema”, concluiu Haddad.

Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Nátaly Tenório

Leia mais em jovem-pan