HOME FEEDBACK

Haddad diz que 'primeira medida' para negociar tarifaço de Trump é tentar interlocução com EUA

Governo brasileiro busca diálogo com EUA para reverter tarifa sobre produtos importados e apresenta plano de contingência. O foco também está em parcerias para exploração de minerais críticos como lítio e nióbio.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que a prioridade do governo Lula é negociar com os EUA para reverter o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros. Essa medida terá efeito a partir de 1º de agosto.

Haddad informou que o governo brasileiro busca uma interlocução devido à influência de brasileiros próximos ao presidente Bolsonaro nos EUA.

O governo aguarda resposta à carta enviada em maio, que detalha os pontos a serem discutidos após a primeira tarifa de 10% imposta pelo presidente Donald Trump.

Na quarta-feira, Haddad anunciou que equipes técnicas finalizaram um plano de contingência para ajudar setores afetados, a ser apresentado ao presidente Lula na próxima semana.

Ao ser questionado sobre um possível recuo dos EUA, Haddad afirmou que as tentativas de contato estão centralizadas na Casa Branca, dificultando as negociações, mas reiterou que o Brasil está disposto a dialogar.

Minerais críticos: Os EUA demonstraram interesse em acordos com o Brasil para aquisição de minerais estratégicos, como lítio e nióbio. O encarregado de negócios Gabriel Escobar enfatizou que qualquer negociação deve ser decidida pelo governo brasileiro, não pelos empresários. Essa questão foi levada ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que lidera as negociações para evitar prejuízos nas exportações brasileiras.

Leia mais em o-globo