HOME FEEDBACK

Haddad diz que plano de contingência sobre tarifas foi concluído

Haddad revela que plano de contingência para tarifas dos EUA está pronto e será apresentado ao presidente. O ministro enfatiza otimismo nas negociações e critica governadores que mudaram de posição sobre o tema.

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira que as áreas técnicas de sua pasta, do MDIC e das Relações Exteriores concluíram o plano de contingência para as tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros.

Haddad informou que os detalhes serão apresentados ao presidente na próxima semana.

Sobre o clima das discussões, o ministro disse serem técnicas de assessoria da Casa Branca, dificultando previsões sobre Washington. Porém, há otimismo quanto a um acordo.

“Tivemos boas surpresas com outros países recentemente. Podemos chegar em 1º de agosto com possibilidades de acordo”, afirmou.

Na terça-feira, Japão, Indonésia e Filipinas anunciaram acordos tarifários com os EUA, variando entre 15% e 19%. A União Europeia também está em vias de um acordo que resultaria em uma tarifa de 15%.

Haddad aproveitou para criticar governadores que criticaram o governo do presidente Lula devido às tarifas, mas elogiou a mudança de postura deles.

O Estado de São Paulo anunciou R$ 200 milhões em crédito subsidiado para empresas afetadas pelas tarifas, enquanto o governador Tarcísio de Freitas criticou o tom do governo.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também já previu uma linha de crédito para enfrentar o impacto. Haddad elogiou as iniciativas, mas as considerou restritas.

Leia mais em infomoney