Haddad diz que mais de 10 mil empresas brasileiras serão afetadas por tarifas dos EUA
Medidas de contingência estão sendo planejadas pelo governo brasileiro em resposta às tarifas americanas. Lula se mostra disposto a negociar com os EUA para defender os interesses do país.
Mais de 10 mil empresas brasileiras serão afetadas pelas tarifas de 50% sobre produtos importados pelos Estados Unidos, informou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Haddad comentou em entrevista à Rádio Itatiaia que o governo está estudando medidas de contingência, incluindo linhas de crédito, para lidar com a situação. O plano será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana.
O presidente Lula declarou que o Brasil está aberto a negociar com os EUA sobre a tarifa, caso o presidente norte-americano Donald Trump queira dialogar.
Durante um evento em Minas Gerais, Lula enfatizou a importância da soberania nacional e o respeito às questões internas do Brasil, garantindo que defenderá os interesses dos empresários e bancos brasileiros.
Ele também destacou que o Brasil tem uma tradição de ser um bom negociador “com o mundo inteiro”, mas especialmente “com quem quer conversar”.