HOME FEEDBACK

Haddad diz que Alckmin falou com secretário dos EUA: 'Sinal de interesse em conversar'

Governo brasileiro reforça confiança nas negociações com os EUA e apresenta plano de contingência para enfrentar tarifas. Ministro Haddad destaca importância de uma resposta americana e a preparação necessária para diálogo entre os chefes de Estado.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, teve uma terceira e longa conversa com o secretário de Comércio americano, Howard Lutnick.

Haddad demonstrou otimismo em relação às negociações com os EUA, mencionando a ameaça de tarifar produtos brasileiros em 50%. Ele declarou: "O Brasil nunca abandonou a mesa de negociação."

O ministro aguarda uma resposta do governo americano sobre as cartas enviadas pelo Brasil, que abordam pontos de negociação.

Quanto a uma possível conversa entre o presidente Lula e Donald Trump, Haddad ressaltou a importância de preparação antes do encontro: "É preciso ter uma certa liturgia."

O ministro reafirmou a confiança no plano de contingência para enfrentar as tarifas, destacando que o Brasil está se preparando para cuidar de suas empresas e trabalhadores.

Haddad informou que o presidente Lula recebeu o plano de contingência com tranquilidade e que as empresas brasileiras estão tendo mais espaço para negociar nos EUA.

  • O plano inclui uma linha de crédito para empresas.
  • Mais de 10 mil companhias podem ser afetadas pelo tarifaço.
  • Medidas para a proteção do emprego estão em estudo.
Leia mais em valoreconomico