Haddad considera 'ótimo' aceno de Trump para Lula e se reunirá com secretário do Tesouro dos EUA
Haddad destaca a importância de um preparo adequado para a conversa entre Lula e Trump, e menciona uma reunião com o secretário do Tesouro dos EUA na próxima semana. O ministro também ressalta que as relações comerciais devem ser mantidas afastadas de questões políticas.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, considera "ótimo" que o presidente dos EUA, Donald Trump, esteja disposto a dialogar com Luiz Inácio Lula da Silva sobre as tarifas impostas aos produtos brasileiros.
Haddad afirmou que a recíproca é verdadeira, indicando que Lula também está aberto a receber o telefonema de Trump. Ele ressaltou a importância de um preparo prévio para a conversa.
Na próxima semana, Haddad conversará com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. A data não foi agendada, mas a reunião ocorrerá por telefone ou videoconferência.
Haddad destacou que a conversa se concentrará na decisão unilateral dos EUA em relação ao Brasil e que vários temas, incluindo a ligação entre os presidentes, serão discutidos.
Ele também mencionou a Lei Magnitsky, enfatizando a necessidade de esclarecer ao secretário como funciona o sistema judiciário brasileiro.
Haddad e o vice-presidente Geraldo Alckmin desejam uma reunião presencial com os membros do governo americano para retomar as negociações de maneira mais ampla, já que muitos temas precisam ser tratados.